Tudo o que você precisa saber sobre a doença Lerneose

Lerneose

Hoje vamos falar sobre a doença chamada Lerneose, que é causada por um parasita com o nome um pouco complicado, o crustáceo Lernaea cyprinacea, ou popularmente chamado de verme-âncora. Mesmo não sendo um verme, seu formato quando adulto lembra um, podendo chegar até a 1 centímetro.

A Lerneae é hematófaga,ou seja, se alimenta de sangue, e por conta disso fica grudada na pele do peixe, sempre pelo lado de fora, se alimentando de sangue, dai o nome popular “verme-âncora”. Como sugam o sangue dos peixes, podem matá-los por anemia ou então por outros parasitar que atacam os ferimento que ficam abertos.

Os principais sintomas da Lerneose, é a presença de filamentos que ficam aderidos ao corpo e nadadeiras do peixe, também podemos notar a presença de ferimentos constantes decorrentes ao desprendimento da lerneae. O peixe também fica desconfortável pelo fato de estar perdendo sangue, em alguns casos chegando a ficar com anemia grave.

Já a infecção é causada pela água contaminada, vinda de outro aquário, por isso é muito importante não colocar água vinda de outros aquários dentro do nosso aquário. A infecção também pode ser causada quando colocamos um peixe contendo a lerneae fêmea adulta aderida ao seu corpo.

O tratamento é simples, mas isso não quer dizer que seja fácil. Você deve retirar o peixe da água, e com o auxilio de uma pinça devemos retirar as lerneae que estão fixas no peixe uma por uma, e logo após passar um medicamento nas feridas, pode ser qualquer medicamento vendido em lojas de aquarismo próprio para tratar os ferimentos dos peixes.

Por isso é muito importante na hora de comprar um peixe, prestar muita atenção no peixe, e notar se ele tem alguns filamentos grudados no corpo, ou então pequenas manchas brancas ou avermelhas, isso pode ser uma indicação da doença. Caso o peixe apresente esses padrões, peça ao vendedor outro peixe, ou não compre nessa loja. Pois depois que a doença esta no seu aquário, ela pode infectar rapidamente todos os seus peixes.

Tudo o que você precisa saber sobre a doença Lerneose
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Deixe aqui seu email para receber novidades.

Uma ideia sobre “Lerneose”

  1. Oi estou a gostar muito desta pagina ta me a tirar muitas duvidas ainda para mais eu que sou novato nestas andanças… E agora ao ler isto fiquei com a impressão que o meu peixe telescópio negro esta com essa doença.. Porquê ontem ao observar o meu peixe vi algo estranho pendurado nele… Mas tenho duvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *