Tudo o que você precisa saber sobre as principais doenças causadas por fungos em nosso aquário

Fungos

Nesse post iremos falar de um problema que atinge alguns aquaristas, sejam eles iniciantes ou avançados, os fungos. Eles podem agir de diversas formas causando alterações patológicas nos peixes,dentre elas podemos destacar duas principais.

1 – Disfunção osmorregulatória: que é a perda da capacidade dos peixes de manter o equilíbrio entre água e sais, o que pode levar o peixe a morte.

2 – Produção de enzimas: alguns fungos produzem enzimas para facilitar sua penetração que acabam pro degradas a pele dos peixes piorando ainda mais o quadro dos mesmos.

Tendo isso em vista, vamos citar aqui 3 dos principais fungos e suas doenças como forma de preveni-los, identificá-los e tratá-los.

O primeiro que iremos falar é o Saprolegnia achyla, que é uma doença causada pelo fungo da espécie Saprolegnia ssp. São fungos que normalmente já habitam a maioria dos aquários, mas gostam de aparecer sempre atacando peixes que estão feridos ou debilitados, atacando sempre nas escamas, nadadeiras, olhos e no seu local preferido, as brânquias. São fungos que se propagam mais rapidamente quando a temperatura da água do aquário fica abaixo dos 23ºC, quando existem restos de fezes e alimentos em decomposição, quando a filtragem é insuficiente e quando a oxigenação fica baixa.

Os sintomas são basicamente como os encontrados na maioria das doenças causadas por fungos, inicialmente há o aparecimento de pequenas manchas acinzentadas que podem evoluir para manchas brancas e posteriormente para tufos brancos, que se assemelham a tufos de algodão aderidos ao corpo dos peixes.

O tratamento consistem em se utilizar permanganato de potássio, formalina e iodo palvidone. Também é importante tratar as feridas e desenfectá-las para evitar infestações bacterianas.

A segunda doença que vamos falar é a Branquiomicose, que também pode ser conhecida como apodrecimento das brânqueas, que é causada pelo fungo Branchiomyces sanguinis e B. demigrans.

Os sintomas principais são que os peixes acometidos apresentam grande falta de ar, parecendo extremamente sufocados, indo buscar ar na superfície dos aquários, e também a total perda de apetite e indiferença, em muitos casos os peixes podem morrer após 48 horas após a apresentação dos sintomas, portanto é aconselhável começar com o tratamento imediatamente ao perceber os sintomas.

Ainda não existe um tratamento eficaz contra essa doenças, por isso é muito importante manter o aquário sempre em boas condições de higienização, com um filtro adequado, e com as trocas parciais de água deitas semanalmente, junto com a sifonagem de material orgânico excedente no aquário, mas mesmo assim se aparecer o fungo, pode ser usado medicamentos a base de formalina e sulfato, e uma desinfecção total do aquário deve ser feita. Esse fungo não é brincadeira.

A terceira doença é a Ictiofonose, que é causada pelos fungos das espécie Ichthyophonus. Sp. Que são fungos que se desenvolvem dentro do sistema do hospedeiro. Normalmente são ingeridos e absorvidos pelo sistema sanguíneo.

Os sintomas são de difíceis diagnóstico, mas normalmente estão ligadas a peixes que apresentam perda de apetite, que ficam indiferentes a estímulos ambientais e com aumento do volume abdominal e de emagrecimento rápido.

O tratamento para essa doença é um tanto quanto controverso, pois o tratamento mais eficaz consistem em retirar os peixes que apresentam os sintomas e efetuar a eutanásia dos mesmo, desde que seja de maneira rápida e indolor. Aliado a isso a desinfecção total do aquário onde os peixes acometidos pela doença se encontravam.

Como visto, são doenças muito complicadas e, quando existe, de difícil tratamento. Por isso é recomendado que se evite ao máximo essas doenças, e uma forma de fazer isso é cuidar com a qualidade da água de nosso aquário, temperatura da mesma e qualidade das rações que damos aos nossos peixes.

Tudo o que você precisa saber sobre as principais doenças causadas por fungos em nosso aquário

Deixe aqui seu email para receber novidades.

7 ideias sobre “Fungos”

  1. Estou com um problema nos olhos e nadadeira…. apenas 2 acaras de 8 estão assim… nadadeira bem desgastada e um dos olhos está coberto por algo translúcido esbranquiçado… já me disseram q era ictio…. tenho foto dos peixes…. como proceder???

  2. Temos 1000 alevinos que chegaram de viagem recente e ja morreram em torno de 40 muitos com esta mancha branca. isso seria pela má qualidade da água junto ao desgaste fisico da viagem ?

  3. Temos 1000 alevinos que chegaram de viagem recente e ja morreram em torno de 40 muitos com esta mancha branca. isso seria pela má qualidade da água junto ao desgaste fisico da viagem ??

  4. Ontem morreram 2 peixes do meu aquário e um deles era Telescopio Japones preto. Ele começou com dificuldades para respirar e ficou cheios de pintinhas brancas. Isso realmente é um sintoma de fungo? O devo fazer?

    1. Amigo aprendi com um aquarista experiente que para acabar com os fungos em peixes, vc retira ele da agua, coloca uma xicara de café de sal grosso na agua coloca o peixe por um minuto e depois retira ele da agua com sal e põe em agua limpa deixando ele em quarentena uma xicara por litro de agua, fazer no aquário tbm é bom, fiz no meu…É o resultado surpreendeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *