Tudo o que você precisa saber sobre Dicas para quem quer ter o seu primeiro aquário de água doce

Dicas para quem quer ter o seu primeiro aquário de água doce

Hoje falaremos sobre algumas dicas para quem quer ter o seu primeiro aquário de água doce e está meio perdido em relação aos cuidados que se deve em relação à limpeza e quais produtos são indicados para cuidar do seu aquário.

Até porque, um aquário bem cuidado, significa ter peixes saudáveis e que viverão por muito tempo. Então, confira algumas dicas abaixo e você perceberá que para ter um aquário saudável não é muito difícil e nem dá muito trabalho, basta apenas conhecer um pouco de biologia dos seres aquáticos e um pouco de bom senso também.

Tenha paciência

Não pense que depois que comprar um aquário e montá-lo é só encher de peixes. Toda parte de preparação e condicionamento de um aquário é necessários pelo menos dois meses.

Garanta que seus peixes não fiquem estressados

Garantir um ambiente em que minimize o stress dos peixes é essencial para a saúde deles. Peixes com níveis de stress alto acabam enfraquecendo o sistema imunológico deles deixando-os vulnerável à doenças, portanto para evitar que isso aconteça faça o seguinte:

– evite a superpopulação no seu aquário;
-não exagere na alimentação;
– use filtros de boa qualidade;
– mantenha no seu aquário peixes compatíveis uns com os outros.

Faça sempre uma manutenção periódica nos filtros do aquário

Filtros sujos tem sua eficiência reduzida. Os resíduos produzidos pelos peixes, assim como os restos de alimentos não consumidos, produzem substâncias tóxicas e mortais aos peixes (amônia).
No caso da filtragem biológica, uma obstrução no filtro o deixa incapaz de remover a amônia, deixando os peixes estressados podendo até causar morte. Para a limpeza de filtros biológicos a base de esponja você pode enxaguá-los em água do próprio aquário previamente retirada para um balde. Já os filtros de fundo devem ser limpos através de aspiração do fundo.

Alguns cuidados em relação à água da torneira

Você pode usar a água da torneira, porém, ela precisa ser tratada antes de você colocar no aquário, pois ela contém alguns produtos que são nocivos aos peixes como o cloro por exemplo.

Escolha peixes compatíveis com o seu aquário.

Planeje-se a longo prazo. Leve em consideração que aquele peixe de 2 cm na loja irá crescer e poderá chegar a 15 cm e começar a ver os outros peixes como possíveis refeições. Os peixes precisam de uma determinada quantidade de espaço e que precisa ser respeitada de acordo com o seu tamanho e temperamento. Escolha peixes que sejam compatíveis com o aquário e coloque esconderijos adequados como plantas, troncos, pedras, etc.

Escolha lojas “de confiança”

Compre apenas em lojas que tenha distribuidora de produtos veterinários de confiança que venda peixes saudáveis. Vale a pena gastar mais por isso, pois um peixe doente pode infectar um aquário inteiro. Procure saber com antecedência o que você irá realmente precisar para montar o seu aquário, pois várias lojas tentam vender equipamentos e produtos que não será necessário.

Tudo o que você precisa saber sobre Dicas para quem quer ter o seu primeiro aquário de água doce

Deixe aqui seu email para receber novidades.

6 comentários em “Dicas para quem quer ter o seu primeiro aquário de água doce”

  1. Tenho uma aquario Jebo 835 que após a limpez do filtro e troca
    de água, fica turvo com 3 dias de uso. Só tem 2 peixes pequenos e 3 grandes pretos. Oque possa haver de errado, pois\o filtro tem
    pouco mais de 3 anos. Existe alguma loja aqui por perto de Vargem Grande na Estrada dos Bandeirantes no Rio de Janeiro
    que eu possa consertar este aquario.

    1. Essa sujeira na água pode ser por excesso de alimentação.
      Se não for por isso, pode ser que seja alimentos impróprios, ou filtros com mal funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *