Conceitos básicos de iluminação para aquários plantados

Tendo em vista o aquapaisagismo, e o aquarismo plantado, iremos passar alguns conceitos básicos sobre a iluminação adequada para manter as plantas em nossos aquários.

Fotoperíodo

Quando falamos de fotoperíodo estamos querendo dizer do período em que o sol brilha durando o dia, ou seja, a quantidade de horas de luz que um dia tem. E se pensarmos na natureza essa quantidade de horas de luz que um dia tem, varia entre 10 a 12 horas, e dentro dessas 10 ou 12 horas a luz brilha com intensidades diferentes também. Portanto devemos sempre deixar nossa luminária ligada de 10 a 12 hora por dia, de preferencia em quanto o sol estiver brilhando mesmo. Se deixarmos mais do que isso, são poucas as plantas que irão tirar algum proveito já as algas, essas sim irão gostar e muito. Outro ponto muito importante é que não devemos varias muitos esse tempo que a luz fica ligada,ou seja, não adianta um dia ligar as 8 da manha e desligar as 6 da noite, e no outro dia ligar ao meio dia e desligar as 10 da noite. Devemos manter uma regularidade, e para isso o timer nos ajuda.

Perda Luminosa

A água do nosso aquário acaba agindo como um filtro para a luz, impedindo dessa luz entrar, ou penetrar na água, e quando mais fundo, menos luz chega. Não temos muito controle sobre esse efeito, mas quando entendemos melhor ele,podemos ajudar a minimizar, então vamos falar um pouco mais sobre alguns pontos onde esse impedimento acontece.

  • Quando a luz reflete ou é absorvida pela tampa de vidro do aquário, essa perda pode chegar a 9% do total da luminosidade. Em aquários plantados não devemos ter essa tampa de vidro entre a lampada e a água do aquário;
  • Reflexão da luz pelo próprio espelho formado pela superfície da água;
  • A própria reflexão da luz feita pelas impurezas na água ou outros obstáculos pelo caminho;

A perda dessa luminosidade se da primeiro pelas cores menos energéticas,começando pela cor vermelha, já o azul e o violenta chegam a profundidades maiores por serem as cores mais energéticas, isso ajuda a explicar as cores dos oceanos.

A regra Watt por Litro (w/l)

Essa é uma regra que diz que para cada litro de água no seu aquário, você precisa de 1 Watt de iluminação. Até ai tudo bem, mas como cada aquário é um pequeno mundo a parte, então essa não é uma regra que deve ser seguida ao pé da letra, e sim um pequeno guia, ou um primeiro passo para o aquarista iniciante começarem o setup de seu aquário, e ir ajustando ao decorrer do tempo. Portanto, utilize essa regrinha como um ponto de partida a ser ajustado ao longo do caminho, e não uma condição exata a ser obedecida.

Conceito básico de iluminação para aquários plantados

Deixe aqui seu email para receber novidades.

2 thoughts on “Conceitos básicos de iluminação para aquários plantados”

  1. Boa noite tenho um aquário plantado que precisa de cuidados
    gostaria de saber alguma loja seria para comprar produtos e pessoa séria para orientação Obrigado

  2. boa tarde meu nome é valdemir gosto de aquário de cicrideos mais resolvi montar um plantado porem gosto de aquário grande gostaria de montar um de 1.80 x060x 050 que tipo de filtro devo usar que iluminação gosto de plantas de fundo e de cores vermelhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *