Tudo o que você precisa saber sobre a filtragem da água do aquário

12 Passos para montar seu primeiro aquário – Parte 7 – A filtragem da água do aquário

Prosseguindo com nossa serie de posts sobre os 12 passos para montar seu primeiro aquário, vamos falar agora sobre o passo 7 – “A filtragem da água do aquário”.

Esse é um assunto muito importante para qualquer pessoa que deseje ter um aquário, seja ele de qualquer tamanho ou característica, pois a coisa mais importante para o aquário e para os peixes e plantas é justamente a água que nele está.

É extremamente necessária a utilização de um filtro, seja ele interno ou externo, hang-on ou canister, para o seu aquário, pois é exatamente o filtro que irá manter os parâmetros da água estáveis, fazendo com que a água do seu aquário fique com aquela aparência cristalina que todos nós desejamos, e o mais importante, vai garantir a qualidade da água, e com isso, a saúde dos peixes e plantas.

Um sistema de filtragem consiste em filtragem mecânica, que é aquela responsável por reter as pequenas partículas que são aquelas sujeirinhas na água. Também tem a filtragem biológica, que é responsável por degradar os compostos biológicos presentes na água através da ação de bactérias, ou seja, as bactérias presentes nos filtros irão decompor toma matéria orgânica presente na água, e a terceira e última, a filtragem química que é responsável por tirar algumas substâncias químicas e odores da água de nosso aquário. Um bom filtro é aquele que consegue ter esses três sistemas de filtragem presentes nele. Mas tudo irá depender do tamanho de seu aquário. Fica recomendado aqui o estudo mais específico desse tema para se aprofundar melhor.

Tudo o que você precisa saber sobre a filtragem da água do aquário

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *