Tudo o que você precisa saber sobre como Tratando a água para colocar no aquário

12 Passos para montar seu primeiro aquário – Parte 4 -Tratando a água para colocar no aquário

Prosseguindo com nossa serie de posts sobre os 12 passos para montar seu primeiro aquário, vamos falar agora sobre o passo 4 – “Tratando a água para colocar no aquário”.

Depois de colocar o substrato dentro do nosso aquário, modelar ele para que deixe nosso layout com um aspecto muito mais agradável, posicionar todos os materiais decorativos e plantar as plantas seguindo a ordem de tamanho/crescimento delas, chegou a hora de colocar a água em nosso aquário. Mas como todas as outras etapas anteriores a essa, não podemos colocar a água de qualquer jeito ou muito menos colocar qualquer água dentro do nosso aquário. A primeira coisa que devemos fazer é pegar a água de nossa torneira mesmo, essa que vem tratada pelas estações de tratamento de nossas cidades, mas como ela já recebeu um tratamento prévio, para que fique com padrões de qualidade para consumo humano, essa água pode apresentar, variando de cidade para cidade, traços de alguns elementos químicos que não fazem bem para a saúde dos peixes e plantas de nossos aquários.

Então o que devemos fazer para tratar essa água para que ela se torne adequada para os peixes e plantas de nossos aquários?

Hoje em dia, esse processo de tratamento ficou muito mais fácil de ser feito. Podemos encontrar nas lojas especializadas em aquarismo, produtos à venda que tratam a água e deixam ela em condições ideais para os nossos peixes e plantas, são os chamados condicionadores de água.

Mas como devemos usar esses condicionadores de água?

Essa pergunta é tão simples de ser respondida quanto a tarefa a ser executada. Basta apenas pegar a água da torneira de nossas casas, em um balde ou algum outro recipiente que não tenha sido utilizado com algum produto químico, de preferência um balde de uso exclusivo para essa tarefa com o aquário, pois estaremos sempre repondo a água de nosso aquário, e pingar as gotinhas, de acordo com a indicação de cada fabricante, nessa água que está dentro do balde e esperar o tempo recomendado também por cada fabricante. Depois disso, a água está pronta para ser colocada dentro de nossos aquários.

Tudo o que você precisa saber sobre como Tratando a água para colocar no aquário

Deixe aqui seu email para receber novidades.

3 comentários em “12 Passos para montar seu primeiro aquário – Parte 4 -Tratando a água para colocar no aquário”

  1. Oi!
    Eu gostaria de saber quantos litros precisa ter um aquário ideal para abrigar algumas pequenas plantas e meus peixes.
    Eu tenho vários Tetras, separados em aquários diferentes. Após alguns testes, quero juntá- los num aquário maior, visto que não há problemas com eles.
    O único fator que me intriga é que são muitos, em torno de trinta ou mais. São adultos, mas pequenos, crescem em média seus 4 cm.
    Então, qual seria o número de litros de capacidade que um aquário como tal precisa ter? Não estou preocupado com preços, contanto que possa fazer.

    1. Sei que para peixes pequenos, 1 litro de água para cada peixe é o suficiente… Portanto, para uns 40 peixes deve se ter um aquário de no minimo 40 litros de capacidade! Procure uma calculadora online que te mostra qual tamanho de aquário tem a capacidade de litros que você precisa, também tem uma formula que aprendi: Digamos que meu aquário tem 40 cm de largura, 25 de comprimento e 35 de altura, o resultado é 40.25.35.0.8 = 28000 / 1000 = (28 L) Portanto esse aquário tem a capacidade de 28 litros portanto em media entre 22 e 26 peixes de uns 4 cm!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *