Tudo o que você precisa saber sobre o Tempo de Ciclagem de um aquário

12 Passos para montar seu primeiro aquário – Parte 10 – Tempo de Ciclagem de um aquário

Prosseguindo com nossa serie de posts sobre os 12 passos para montar seu primeiro aquário, vamos falar agora sobre o passo 10 – “Tempo de Ciclagem de um aquário”.

Nesse ponto, nosso aquário está quase completo. O substrato está colocado no local e modelado, os enfeites e plantas estão posicionados e plantados, instalamos os equipamentos, termostato, luminária e filtro e completamos o aquário com a água tratada, com muita calma e usando uma das técnicas anteriormente demonstradas para evitar estragar todo o nosso trabalho anterior. Então chegou finalmente a hora de colocar os peixes.

Infelizmente ainda não podemos colocar os peixes, mas por um motivo muito importante, o chamado tempo de ciclagem de seu aquário. Mas o que é isso?

O tempo de ciclagem nada mais é do que o período em que as bactérias benéficas para nosso aquário levam para se fixarem em nosso sistema de filtragem, e é exatamente essas bactérias que serão responsáveis pela qualidade da filtragem e consequentemente a qualidade da água de nosso aquário. Portanto, se colocarmos os peixes antes desse tempo necessário para as bactérias se estabelecerem e começarem a filtrar nossa água, a quantidade de matéria orgânica e outros componentes prejudiciais irá aumentar muito, e consequentemente irá causar ou um surto de algas incontroláveis ou até mesmo a morte dos peixes. Mas quanto tempo leva essa ciclagem do aquário?

O tempo de ciclagem de um aquário dura 30 dias, esse é o tempo em que nosso aquário deve ficar funcionando, mas sem receber os peixes, porém temos um alívio nessa regrinha, com aproximadamente uma semana montado e ligado o nosso aquário, já podemos colocar a chamada equipe de limpeza, os camarões e peixes comedores de algas como o limpa vidro.

Tudo o que você precisa saber sobre o Tempo de Ciclagem de um aquário

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *