A Origem da água no planeta Terra

Em todos os posts desse blog,falamos de forma direta ou indireta sobre uma coisa, a água, que por sinal é muito, mas muito importante para nosso hobby e nossa vida também. E depois de constatar isso eu acabei por formular uma pergunta em minha cabeça que me deixou curioso. Qual é a origem da água no planeta Terra?

Depois de muita pesquisa eu acabei por chegar em uma resposta bem simples: A água vem do fogo! Mas como assim? Você esta louco. Como pode a água vir do fogo? Isso é o que muitos leitores devem esta se perguntando agora. Calma eu explico.

Tudo começou entre 10 a 15 bilhões de anos atrás, quando, após uma grande explosão conhecida como Big Bang, foi criado tudo o que conhecemos até hoje, antes disso, bem antes disso ninguém sabe dizer ainda o que aconteceu ou acontecia lá. Mas se você quiser entender um pouco mais sobre isso veja esse vídeo.

Depois dessa grande explosão foi que, resumindo bastante as coisas e acelerando o tempo de 15 bilhões de anos para 4,5 bilhões de anos, o nosso planeta Terra surgiu, mas ele não surgiu assim como o conhecemos, era bem diferente, tão diferente que recebeu o nome de “Éon Hadeano”  onde esse Hadeano foi retirado da palavra grega Hades que significa inferno. Então já podemos imaginar o quão quente era nesses anos.

Mas como tudo era tão quente, tão quente que nada conseguia ficar no estado sólido, só depois de uns 700 milhões de anos foi que as coisas esfriaram um pouquinho para que as primeiras rochas conseguissem se solidificar e criar uma superfície. Mas e onde fica a água nisso tudo?

Calma,já chegaremos lá. Agora que as coisas começaram a esfriar um pouco, os elementos químicos também foram se esfriando e fundindo uns com os outros, e debaixo dessa fina camada de rocha sólida, a água em forma de vapor foi se transformando e escapando para a nossa atmosfera, formando assim as nuvens, que esfriavam um pouco mais e formava as chuvas. Mas ainda estava tão quente que essa chuva mal tocava o solo já tinha evaporado novamente e o processo se repetia. E assim passaram mais uns milhões de ano até que a temperatura baixou o suficiente para que a água começasse a se acumular na superfície e formar os nossos oceanos, rios, lagos, etc.

Então, caros leitores é correto afirmar que a água, e tudo o que conhecemos veio do fogo. O que pro sinal é muito engraçado de pensar.

A Origem da água no planeta Terra 1

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *