De onde surgiram os Aquários

Um pergunta que frequentemente pode invadir a cabeça de cada aquarista amante do hobby é: “Mas de onde será que o aquário surgiu?” Bom essa pergunta também frequentou a minha mente por um tempo, e depois de muito postergar, eu fui em bosca da resposta.

Infelizmente essa não é uma resposta fácil e muito menos simples de ser respondida, então vamos tentar quebrar ela em partes. A primeira coisa que fui procurar saber é quando nasceu o aquarismo moderno. E as pesquisas me levaram de volta para o século XIX. Acredita-se que o primeiro aquário público foi inaugurado em 1850, no recém fundado London Zoological Society. Essa estréia casou grande alvoroço, criando filas quilométricas no dia de abertura para visitações.

Esse evento, junto da crescente curiosidade e estudo científico, acabou por trazer inúmeros aquários públicos ao longo dos próximos anos, o que acabou virando moda entre as universidades. E o estudo sobre criação em cativeiro de diversas espécies foi grande, e a cada dia novos artigos sobre o tema eram escritos.

Mas estamos falando de grandes aquários públicos. E antes disso, será que ninguém criava os pequenos peixes em suas casas? Bom se a Inglaterra foi quem deu o pontapé inicial no aquarismo moderno e público, Portugal por sua vez foi quem se destacou no aquarismo doméstico, e isso aconteceu muito antes de 1850, mais especificamente mais de 3 séculos antes.

Mas então é correto afirmar que foram os portugueses quem  iniciaram com o aquarismo? Mas de onde eles tiveram essa ideia? Será que de uma das muitas viagens exploratórias através do mar, trazendo uma ideia já aperfeiçoada do Japão ou China durante uma de suas visitas? Essa teoria faz sentido, uma vez tendo em mente os populares peixinhos japoneses e as majestosas carpas que tanto abitam o imaginário popular quando falamos de aquarismo.

Sim, essa teoria pode estar correta, pois existem documentos (trazidos pelo Marco Polo) falando sobre a criação de peixes ornamentais no Japão e China isso muitos séculos antes da “modernidade” Ocidental. Mas então foram eles, os Orientais que começaram com tudo?

Não, pois antes dos Chineses, a relatos de criação de peixes em cativeiro feita pelos Egípcios, e antes disso, na Grécia Antiga, Aristóteles nos anos 300 A.C. iniciou a ciência dos peixes (ictiologia).

Depois de tudo isso, só posso chegar a uma conclusão, a milhares de anos o aquarismo fascina a humanidade, e o que posso afirmar com certeza é que quem é apaixonado pelo hobby não precisa muito saber de onde veio exatamente o aquário, e sim agradecer pelo nosso magnifico hobby.

aquario moderno

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *